Calça Legging, Legging, Legging Jeans, Legging Preta, Moda Fitness -

Moda fitness calça legging

Com a adoção generalizada da fibra sintética de Lycra e o aumento da popularidade dos exercícios aeróbicos, a calça legging ganhou destaque nas décadas de 1970 e 1980, e acabaram chegando à chamada moda fitness.

 

Hoje, as calças legging fazem parte da tendência de moda esportiva desde o final de 2010, vestindo até mesmo pessoas fora de atividades esportivas e em ambientes casuais, o que se tornou uma norma social contenciosa em todo o mundo.

moda fitness calca legging image 1

Leggings em várias formas e sob vários nomes estão sendo usados ​​para vestir homens e mulheres atualmente, como as legging Jeans e a calça legging preta, que podem ser vistas nas mais diversas situações.

Saiba mais sobre essa constante vestimenta nos dias atuais e entenda os benefícios de apostar nela – especialmente durante a prática física!

A História da calça legging

Ao longo dos séculos, as calças usada pelos homens na Europa dos séculos XIII a XVI (o período da Renascença) já era uma espécie de legging, assim como as vestimentas dos membros das linhas aéreas das Highlands escocesas.

As leggings foram usadas também ​​por alguns nativos americanos. Elas foram adotados por alguns caçadores de peles franceses e, mais tarde, por homens da montanha.

Isso demonstra que a tendência a aliar todos os benefícios da calça legging com conforto e mobilidade não é uma tendência apenas atual. Assim sendo, é mais do que esperado imaginar que ela não irá embora tão cedo.

Cowboys usavam leggings de camurça para proteger da rachadura causada pelo andar no cavalo e o desgaste de suas calças, bem como mordidas de animais - como cobras e insetos no matagal - como carrapatos.

 

- Em muitos lugares, especialmente em países mais frios como a Rússia ou a Coréia, homens e mulheres continuavam a usar perneiras de lã nos tempos modernos, muitas vezes como uma camada externa adicional de calor.

- As pantalonas de linho usadas por meninas e mulheres sob crinolinas em meados do século XIX também eram uma espécie de leggings, e eram originalmente duas peças separadas.

  • As leggings tornaram-se parte da moda nos anos 60, como calças semelhantes às calças capri, mas mais apertadas.

Entenda mais sobre a linha do tempo das calças leggings

Sendo perneiras feitas de uma mistura de nylon-lycra (geralmente 90% nylon, 10% lycra) foram tradicionalmente aplicadas para uso durante o exercício físico. Confira algumas curiosidades sobre sua linha do tempo:

- Leggings de lycra de nylon foram muitas vezes referidas como para uso em bicicletas ou como calças de corrida, e são mais brilhantes na aparência do que aquelas feitas de algodão.

- Algumas têm listras de corrida ou padrões reflexivos para distingui-los ainda mais como roupas esportivas e proporcionam segurança extra.

- No entanto, a partir da década de 1980, leggings apontadas para esses estilos de exercício também passaram a ser usadas ​​para a moda e como street wear.

  • As perneiras feitas de algodão-lycra, ou uma combinação algodão-poliéster-lycra, são mais comumente usadas para moda, mas também são usadas como roupas esportivas.
  • Leggings de algodão-lycra estão disponíveis em várias cores, estampas e desenhos; mas a calça legging preta, a azul marinho e em vários tons de cinza permanecem as mais comumente usadas.
  • Perneiras opacas também são comuns entre as mulheres.

- Vestir a calça legging preta sob saias compridas, muitas vezes diáfanas, faz hoje parte de uma tendência geral da moda de usar roupas de ginástica ou de dança.

Esse processo se estende como o de roupas de rua que evoluíram junto com a mania de fitness e sob a influência do filme Flashdance e dos espetáculos da Broadway, grandes influências para a adição das leggings no dia a dia.

moda fitness calca legging - legging jeans

Leggings nos anos 90 e 2000

No início dos anos 90, as leggings estavam na verdade vendendo mais do que as calças jeans em muitas partes dos Estados Unidos, inclusive em sua versão legging jeans.

Era muito comum ver leggings desgastadas serem usadas com camisetas oversized longas, moletons, meias e Keds por meninas da idade infantil à adolescente, em idade de faculdade e mais velhas.

As mães usavam esta roupa de leggings junto com suas filhas. Em 2005, as leggings fizeram um "retorno" à alta moda, particularmente na cultura indie, com leggings de comprimento capri sendo usados ​​com mini saias e vestidos.

- Consequentemente, hoje, elas são também são populares para serem usadas com suéteres grandes e compridos, mini saias jeans, saias xadrez, vestidos curtos e shorts curtos.

moda fitness calca legging - legging homem

Leggings para homens

Os homens também começaram a usar leggings com mais frequência nos últimos anos, como roupas íntimas longas, e para atividades físicas mais casuais, como caminhadas, caminhadas ou jardinagem, substituindo a velha calça de moletom.

As leggings também são usadas ​​como uma tendência de moda masculina na cena da música eletrônica de Londres.

- No desfile do Marni Men's durante a semana de moda do outono de 2007, roupas com leggings desenhadas exclusivamente para homens foram apresentadas e aprovadas.

- As leggings masculinas, apelidadas de "meggings”, também foram apresentadas como a tendência mais recente moda para homens na Primavera / Verão 2011 passarelas de moda.

Os ídolos do K-pop, atualmente muito famosos, usam leggings masculinas como um item de moda desde os anos 2010. Espera-se que essa tendência beneficie o setor masculino de leggings.

Benefícios do uso da calça legging durante o exercício físico

Sabendo tudo sobre a inclusão da calça legging no meio da moda e da moda fitness, é essencial saber o que ela pode fazer em termos de benefícios para o corpo.

1-) Fadiga Muscular Reduzida

Comprar leggings de compressão e usá-las durante os treinos ajuda a melhorar o desempenho atlético reduzindo a fadiga.

  • Um estudo da UPMC Health Beat diz que o uso de calças legging ajuda a reduzir a dor muscular e a fadiga durante e após os treinos, resultando em corridas melhores, mais rápidas e mais longas.

2-) Prevenção de Tensões

Acredite ou não, as leggings também ajudam a reduzir o risco de tensões. Além disso, estudos da Healthline dizem que as roupas de compressão ajudam até mesmo na recuperação da tensão.

  • Então, se você está propenso a este tipo de lesão relacionada a esportes, apostar em uma calça legging de qualidade pode ser a melhor opção para você.

3-) Um menor risco de dor muscular

Os músculos doloridos após as sessões de treinamento podem ser brutais, então, se você pudesse evitar que esse incômodo acontecesse, você o faria?

As leggings são uma boa opção para reduzir o risco de dor muscular de início tardio.

- De acordo com a Men's Health Magazine, esse item de compressão usado durante exercícios pesados ​​reduz esse tipo de dor.

  • Então experimente - corra, ande de bicicleta, treine ou pratique esportes com o uso da calça legging como aliada e veja se percebe a diferença.

4-) Esforço Percebido Melhorado

Quando você está treinando em esportes radicais ou provas de resistência, é benéfico ter menor esforço percebido (um treino mais fácil).

- Fazer isso pode tornar as sessões de treinamento mais suportáveis ​​e melhorar o desempenho atlético.

  • Um estudo de 2016 publicado na Sports Medicine descobriu que roupas de compressão, como a calça legging, melhoravam o esforço percebido em corredores.

5-) Maior potência e melhor capacidade de salto

Quer mais potência durante e após treinos e melhor capacidade de salto? Apostar em calças legging podem ajudar a melhorar o desempenho de saltos em atletas após eventos de resistência.

  • De acordo com o Runner's World, equipamentos de compressão como essas calças tornam mais fácil recuperar a capacidade máxima de pulo após o treino.
  • Isso é um bônus quando você quer ao voltar para a pista, campo ou quadra depois de um treino intenso.

6-) Melhor oxigenação muscular

Seus músculos precisam de oxigênio para funcionar corretamente durante os treinos.

Um vestuário de compressão é projetado para aumentar a quantidade de oxigênio que eles recebem, de acordo com uma publicação da Research Gate.

  • A compressão é projetada para promover o fluxo sanguíneo e melhorar a oxigenação do tecido muscular, o que pode melhorar o desempenho atlético durante curtos períodos de exercício.

7-) Conforto

Embora as leggings apliquem pressão na área da bunda e da coxa, muitos atletas acham essas roupas bastante confortáveis e ​​com uma boa resistência ao vento.

- As leggings causam menos atrito e atrito do que os shorts e calças mais tradicionais, além de não se moverem quando você está correndo, agachando, fazendo abdominais ou alongamento, entre outras atividades.

8-) Recuperação de força melhorada

Mesmo quando você está levantando pesos (ou participando de outras formas de exercícios de treinamento de força), as leggings proporcionam benefícios de desempenho e recuperação muscular.

  • Um estudo de 2014 publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise descobriu que as roupas de compressão promovem a recuperação da força muscular após os treinos de resistência.

9-) Melhor recuperação após um exercício extenuante

Recuperar-se de um exercício extenuante pode ser um processo demorado. Além disso, a dor muscular é mais provável de ocorrer quando você é novo em sessões intensas de treinamento.

  • Felizmente, as leggings podem ajudar na recuperação muscular após exercícios extenuantes.
  • Roupas de pressão (compressão) podem ter maiores vantagens para melhorar a recuperação após uma sessão de exercícios, conforme diz também a cinética humana.

Entenda qual a calça legging ideal para cada tipo de esporte que você praticar

Saber o que buscar em uma calça legging a depender da situação – em termos de compressão, cintura e estilo – pode fazer toda a diferença no resultado da prática, especialmente após a análise dos benefícios acima. Saiba mais.

Calça legging para Dança

Pelo que devo buscar: tecido fresco, seco, elástico e de média a alta compressão.

  • Qualquer aula de dança aeróbica que envolva muitos saltos requer uma forte dose de compressão para o apoio muscular, diz Sadie Kurzban, fundadora e CEO da 305 Fitness.
  • Porém, a depender da sua flexibilidade e do tipo de movimento que você estiver fazendo, talvez prefira optar pela compressão intermediária para obter uma amplitude maior.

Calça legging para Ioga

Pelo que devo buscar: compressão leve, cintura larga e plana, alongamento

  • Para a ioga, é essencial buscar calças que se estabilizem no corpo. O cós deve ser largo e plano, para que permaneça no lugar durante toda a aula - e não escave nem se torne desconfortável.
  • Especialmente durante a prática de poses com base em esteira, deixe os tecidos apertados em casa.
  • As melhores opções de calças para quem pratica ioga há muitos nos têm um tecido projetado para pessoas que estão suando muito, ao contrário de lycra regular.

Calça legging para Corrida

Pelo que devo buscar: alta compressão, cinta estabilizada, estabilização e troca de temperatura.

  • Durante uma corrida, a função da calça é facilitar, nunca torna-la menos produtiva.
  • Busque por uma opção que se adapte a seu corpo de forma tão confortável quanto uma segunda pele, diz a gerente fitness do Equinox Bethesda Group.
  • Isso significa evitar ao máximo cinturas apertadas, buscando uma compressão intensa e um tecido respirável que reaja a temperaturas frias ou quentes para mantê-lo quente ou esfriá-lo conforme necessário.

Calça legging para Ballet

Pelo que devo buscar: cintura alta, cós largo, compressão leve a média.

  • Qualquer mulher que ame o ballet sabe que quanto mais baixo você puder chegar em mobilidade, mais você obtém resultados.
  • Então, venha preparada para uma mobilidade perfeita com suas calças legging que ofereçam a você alongamento de qualidade e uma compressão que permita a você ter mobilidade.
  • Evite os estilos baixos em favor de uma cintura mais alta. Isso ajuda você a manter seu abdômen em um trabalho constante.

Calça legging para Pilates

Pelo que devo buscar: compressão média, cós fixo no lugar, tecido não escorregadio e sem nenhuma parte metálica.

  • “No Pilates, o movimento é feito esticando as pernas em todas as direções, assim o uso do tempo de cabeça para baixo nos exercícios (...)
  • (...) Então, a última coisa que deve gerar preocupação é em relação às calças caindo", diz Jenn Seracuse, diretora do Pilates. Estúdios FLEX.

Visto que você vai passar toda a aula de Pilates deitada em uma esteira, máquina ou qualquer outra opção disponível no exercício, você precisa de calças que:

  • Primeiramente, não escorreguem e, em seguida, não prendam você. A calça legging ideal é um par sem zíperes ou peças de metal, para que seja possível se movimentar com segurança no equipamento.
  • Ao apostar em uma legging para Pilates, procure uma compressão média com alta capacidade de alongamento e sem itens como botões ou zíperes.

Conclusão

Se você estava se perguntando para que as calças legging são usadas ​​e se elas realmente funcionam, você agora sabe que ela vem se tornando cada dia mais popular não somente entre os atletas de todos os níveis.

Além de seu uso também incluso como benefício na moda fitness e moda casual do dia a dia, você pode se surpreender ao descobrir que pode obter benefícios sérios ao usar os diferentes tipos de legging existentes durante os treinos.

- As leggings são feitas de um material elástico que se forma e molda em seu corpo e produz uma compressão especial em suas nádegas e coxas.

- Numerosos estudos examinaram os efeitos da calça legging no desempenho atlético e na prevenção de lesões, e muitos encontraram benefícios de tais roupas de compressão para atletas.

- Além disso, seu uso como objeto de moda e valorização do corpo se dá especialmente com itens oversized na parte superior do corpo, proporcionando estilo e bem estar a quem aposta nessa opção.

- Seu uso há séculos comprova sua funcionalidade, fazendo com que diferentes tipos de pessoas descobrissem novas formas de adicionar a peça em prol de seu motivo no cotidiano – inclusive o público masculino!

Portanto, ter consigo calças legging no dia a dia e como parte de seu guarda-roupas é uma opção ideal para quem está em busca da união de conforto e praticidade, ganhando, também, benefícios constantes para saúde

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados